Coronavírus: quem tem rinite está no grupo de risco?

Coronavírus: quem tem rinite está no grupo de risco?

A rinite não é uma das doenças que colocam indivíduos no grupo de risco da covid-19. Entretanto, se não tratada, ela pode aumentar, sim, as chances de infecções, incluindo pelo novo coronavírus.

Normalmente, os batimentos ciliares do nariz fazem a limpeza do local. “Eles provocam uma secreção que põe para fora os microrganismos que estão depositados no nariz”, diz Gustavo Mury, otorrinolaringologista do Hospital CEMA, em São Paulo. Mas em uma pessoa com rinite, essa limpeza é prejudicada, levando a uma redução da imunidade local.

O quadro provoca uma inflamação. Além de inchaço, há mais secreção e o batimento ciliar não fica tão coordenado, facilitando a entrada de um vírus, por exemplo, na região. O invasor tem mais tempo de contato com a mucosa e predispõe o indivíduo a doenças respiratórias.

“A baixa imunidade local realmente facilita um quadro viral, mas é diferente de colocar pessoas com rinite no grupo de risco, que é uma chance maior de desenvolver casos graves da covid-19”, diz Maura Catafesta das Neves, doutora em ciências da saúde pelo Departamento de Otorrinolaringologia do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e médica assistente do Hospital Universitário da USP.

FONTE

Deixe uma resposta