You are currently viewing Luto e suas Fases

Luto e suas Fases

Luto e suas fases:

Perder alguém muito querido pela família, pode ser um processo demorado e bastante traumático. E conhecendo as 5 fases do luto pode te ajudar a passar por esse processo de perda com mais leveza, pior nós todos sabemos que a morte é inevitável e todos nós iremos passar por isso em algum momento na vida.

Como dito anteriormente o luto é divido em 5 fases:
1 – Negação
2 – Raiva
3 – Negociação
4 – Depressão
5 – Aceitação

Por mais que esse processo de superação seja muito pessoal de cada um, acreditamos que passar por isso pode não ser facil. Muitos acabam por colocar uma certa resistencia e que acaba se desgastando ainda mais e tornando pior a partida do ente querido. A seguir você ira ver como superar as 5 fases.

Negação é a primeira fase, ela nos ajuda a sobreviver. É nessa fase que sentimos como se o mundo não fizesse mais sentido, que a vida não faz mais sentido. Nós ficamos em um estado de choque entorpecidos e negando. E ai começam a surgir as perguntas, como podemos continuar, se podemos continuar, porque devemos continuar.

O choque junto com a negação ajudam em tornar a sobrevivencia possivel. Existe até uma graça na negação ela alem de alimentar nossos sentimentos de tristeza, é uma forma também da natureza nós mostrar que podemos lidar.

A raiva é a segunda fase ela é necessária, pois é nela que se encontra o processo de cura, você precisa estar disposta a sentir sua raiva por mais que pareça que nunca vai acabar, porque quanto mais você sentir mais rápido ela ira desaparecer e você poderá superar a perda.

Esse sentimento de é apenas uma indicação da intensidade do seu sentimento com ralação a outra pessoa. Nós aprendemos muito mais a como contar nossa raiva, o momento que você começar a aceitar isso você ira superar com mais facilidade.

A Negociação é a terceira fase e é a mais normal delas, pois estamos lidando coma sensação de vulnerabilidade frequente de desamparo desenfreado, e uma precisamos de alguma forma ” retomar o controle ” e é através de afirmações que tentamos isso.

Isso nada mais é do que nós mesmos tentando negociar secretamente numa tentativa falha de empurrar para adiante o que é inevitavel e dor que o acompanha.

Sentimos uma leve culpa e acreditamos que se tivessemos feito diferente nada disso estaria acontecendo com nosso ente querido.

A depressão é a quarta fase ela vem de dois tipos, ou com a reação as praticas ligadas a perda. Arrependimento e a tristeza são predominantes nesse tipo de depressão. Ou ela vem com a mais sutil ou melhor dizendo a mais privada, somos nós mesmos de forma silenciosa nos preparando para dar adeus ao ente querido. E no final de tudo o que mais precisamos é só de um abraço!

A quinta e ultima fase é a aceitação, ela esta longe de ser um sinal de bravura por superar o inevitável. A enfase nesse ponto esta na calma. Esse é um momento que deve ser separado da depressão.

O sentimento que a perda, e forma de lidar e superar isso, sabemos que algo individual e particular de cada pessoa, pois a impossivel alguem lhe ajudar a passar por isso. Mas as pessoas podem estar lá para consolá-lo ou até mesmo lhe dar um abraço.

A dica que damos é que a melhor forma de superar é aceitar o sentimento quando ele se aproximar, pois quanto maior for a resistência mais longo sera o caminho para superar.

Deixe um comentário